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Você e o cliente estão do mesmo lado

Você e o cliente estão do mesmo lado

O cliente tem sempre razão? Nos últimos anos vimos a nossa relação com o consumidor mudar drasticamente. Antigamente o vendedor, e assim, a loja, detinha todo o conhecimento sobre um produto.

O cliente era incapaz de acessar informações sobre as tecnologias que eram vendidas, qual produto resolveria sua dor, e assim por diante. Ele dependia diretamente do vendedor para saber se, por exemplo, uma cortina de plástico seria melhor do que uma de tecido para determinado fim.

Acontece que com a popularização da internet isso mudou. Hoje, basta pesquisar no Google o que queremos comprar para encontrar sites que comparam diferentes produtos, além de termos mais acesso a nossos amigos e familiares para pedir opinião antes de uma grande compra.

Temos ainda para nos guiar as avaliações, resenhas, e comentários de outros compradores sobre o artigo. Assim, o cliente passou a ter acesso a mais informações e a não depender tanto de um vendedor para explicar o que seria ideal para ele. O cliente foi empoderado.

E esse novo poder foi intensificado com as redes sociais. Uma resenha negativa ou um post no Facebook ou Twitter falando mal de uma empresa pode alcançar mais pessoas que uma propaganda na TV em horário nobre. E pior, pode nunca ser apagado da internet e gerar uma repercussão negativa durante anos. Porém, pelo lado bom, é possível alcançar o mesmo impacto com comentários positivos.

Pensar nesse panorama nos leva à conclusão de que sim, o cliente sempre tem razão. Não no sentido de que ele deve ser visto como um imperador tirano, mas como um potencial parceiro, alguém que queremos recrutar para o nosso lado.

Desejamos que ele vire um fã da nossa empresa e fale positivamente sobre ela, e que se houver críticas, que sejam construtivas. Hoje uma reputação é construída não apenas com o que falamos, mas com o que falam da gente, e desenvolver uma cultura forte e genuína que vê o cliente como parceiro, como alguém que sua empresa pode impactar positivamente, faz toda a diferença para construir uma imagem.

Então como conquistar esses clientes e construir uma relação saudável e próspera para ambos os lados?

Tenha propósito

O primeiro passo para isso é entender qual o propósito da sua empresa. O que ela faz, o que ela entrega, qual o real valor que você está oferecendo para seus clientes. E ir além da empresa, o que você como empreendedor está buscando com esse negócio. Ter nosso propósito claro nos conecta com o cliente e nos ajuda a enxergar com mais facilidade o tipo de experiência que desejamos proporcionar para a pessoa que escolhe nosso varejo.

Tenha uma equipe alinhada

Alinhe seu propósito com sua equipe. Não adianta você contratar pessoas descompromissadas ou que não conseguem visualizar o valor que você está entregando para o cliente. Tenha um time que tenha sinergia com o seu negócio, com o mesmo desejo de crescimento e visão de mundo parecida com a que você deseja desenvolver na empresa. Um time bem motivado também vende mais e muito melhor, e assim consegue se conectar verdadeiramente com o cliente.

Incentive a empatia

Sempre busque se colocar no mesmo no papel do cliente. Como você se sentiria se fosse atendido por seus vendedores? Incentive essa empatia dentro do seu time também, busque olhar para o próximo. Aqui na Hiper sempre fazemos isso, um dos nossos propósitos é gerar felicidade e acreditamos que conseguimos isso proporcionando para nosso cliente um produto que deixará sua vida mais fácil.

Seja exemplo

Não adianta falar várias palavras bonitas e um discurso inspirador se você não faz na prática. Quando um líder possui comportamentos nocivos, ele está empoderando seu time a seguir com as mesmas práticas. Então seja um bom líder, escute seu time, mostre paixão pelo que faz e transmita isso para seus colaboradores.

Não se esqueça da performance

Busque eficiência. Só ter um bom propósito não adianta, encontre o meio termo entre números e propósito. A performance tem que existir para garantir um atendimento ágil. Afinal, o que os clientes mais querem é que suas necessidades e dores sejam resolvidas rapidamente.

Seja parceiro

O cliente nunca é nosso inimigo, precisamos parar de vê-lo como alguém do outro lado e suas reclamações como exagero. O cliente é alguém que quer ser bem atendido, quer conseguir comprar o que planejou comprar, e quer encontrar alguém que o ajude nisso, é simples. Ele é seu parceiro e deve ser visto como tal.

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