O maior torneio de futebol entre favelas do mundo chega à sua sétima edição no próximo final de semana. A primeira rodada da Taça das Favelas 2018, competição organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzida pela InFavela, acontece nos dias 6 e 7 de janeiro, no Campo do Realengo, com sete jogos em cada dia, a partir das 9h.

Entre eliminatórias e peneiras, foram mais de 90 mil jovens moradores de favelas em busca do sonho de se tornarem jogadores de futebol. Agora, nesta fase final, são mais de dois mil garotos espalhados por 64 times masculinos (com idade entre 14 e 17 anos) e 16 femininos (com idade livre), de todo o estado do Rio de Janeiro.

A partida de abertura será entre as meninas do Jardim Bom Retiro e as da favela Ouro Preto, no sábado às 9h. Logo em seguida, é a vez da Lagoa de Magé e Complexo do Taquaral fazerem o primeiro jogo do torneio masculino. No domingo, o destaque fica por conta do time feminino do Corte Oito, atual bicampeão da Taça das Favelas, que fecha os jogos do final de semana enfrentando a Pedreira de Vassouras, às 17h.

“Jogar a Taça das Favelas é bom para a família das atletas e para toda a nossa comunidade em geral”, disse Carlão, treinador da equipe feminina do Corte Oito. “Esse ano acredito que vá ser um pouco mais complicado, nas vezes que a gente ganhou, não éramos considerados favoritos, agora vão ter um pouco mais de cuidado com nosso time. Mas vamos continuar fazendo o que sabemos fazer de melhor, que é trabalhar”, encerrou.

Em ambas as categorias, cada favela enfrentará outras três ao longo da Taça, as oito que somarem mais pontos se classificam para as quartas de final, que serão disputadas a partir do dia 24 de fevereiro, em jogo único de caráter eliminatório. O torneio segue da mesma forma até a grande final no dia 10 de março.

“A Taça das Favelas é um dos maiores legados sociais dentro do entretimento e do esporte entre favelas do mundo, atraindo e despertando a atenção de milhares de jovens moradores destes territórios para uma competição, que tem como primeiro objetivo a integração social”, afirma Mario Sergio Love, coordenador de esportes da CUFA.

Vila Aliança foi o grande campeão de 2017
Vila Aliança foi o grande campeão de 2017

A Taça das Favelas já movimentou cerca de 400 mil jovens desde 2012, sua maior revelação é o atacante do Fluminense Matheus Alessandro, que foi semifinalista da primeira edição jogando pela Vila Vintém.

Neste ano, seis atletas que começaram na Taça estão jogando a Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição de futebol de base do Brasil. Dois pelo Madureira, três pelo Boavista e um pelo São Caetano, todos atuaram pelo Complexo do Muquiço, e a maioria deles estava na equipe vice-campeã em 2016 e semifinalista no ano passado.

“Sempre tivemos o foco de trabalhar os atletas para inseri-los nos clubes. Posso dizer que estou muito feliz com tudo isso! Temos nossa cota de contribuição no sucesso desses atletas”, comemorou Cláudio Henrique, treinador do Muquiço, que estreia na Taça dia 21 de janeiro, contra o BNH Magé, no masculino.

No ano passado, a final do masculino foi em Moça Bonita (estádio do Bangu) e teve transmissão do Sportv e da TV Brasil, onde a Vila Aliança bateu o Jardim Bangu por 2 a 1. Na decisão do feminino, no mesmo lugar, o Corte Oito venceu o Complexo da Coreia.

A Taça das Favelas tem patrocínio da Universidade Estácio de Sá e do Prospera Santander Microcrédito, apoio da Rede Globo, Sportv, Favela Vai Voando, Gol Linhas Aéreas, Vai Voando e Comunidade Door.

Serviço

Taça das Favelas 2018 (Primeiro final de semana) Data: 6 e 7 de janeiro (sábado e domingo)

Local: Campo do Realengo

Endereço: Estrada São Pedro de Alcântara, 4520

Confira aqui as partidas deste final de semana:

Sábado (6 de janeiro)

9h – Jardim Bom Retiro x Ouro Preto – Feminino

10h20 – Lagoa de Magé x Complexo do Taquaral – Masculino

11h40 – Cohab de Realengo x Sapo de Camará – Masculino

13h – Canto do Rio x Asa Branca – Masculino

14h20 – Complexo Mangueirão x Gardênia Azul – Masculino

15h40 – Fomento x Fumacê – Masculino

17h – Lagoa de Magé x Caixa D’Água – Feminino

Domingo (7 de janeiro)

9h – Santa Eugênia x Acari – Feminino

10h20 – Engenho Velho x Morro do Dezoito – Masculino

11h40 – Rio das Pedras x Parque Chuno – Masculino

13h – Vila Catiri x Vila Moreti – Masculino

14h20 – Vilar Carioca x Vila Croácia – Masculino

15h40 – Vila Jurema x Caixa D’Água – Masculino

17h – Corte Oito x Pedreira de Vassouras – Feminino

DEIXE UMA RESPOSTA