As condições de oferta de crédito por instituições financeiras foram mais flexíveis no terceiro trimestre de 2024, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito, divulgada pelo Banco Central nesta quinta-feira.
Para o quarto trimestre, no segmento Pessoa Física Habitacional, a expectativa, no entanto, é que fique mais difícil ter acesso ao crédito nos próximos meses. Apesar disso, para Pessoa Física Consumo, é esperado que o cenário não mude. Segundo a análise, a demanda de crédito deve permanecer relativamente forte em todos os segmentos no período.
Ainda de acordo com a pesquisa, a inadimplência nos próximos meses deve ficar relativamente melhor do que o observado no trimestre anterior. Deve haver queda nos níveis para os segmentos de Pessoa Física, menor crescimento para micro, pequenas e médias empresas e pequena melhora na avaliação de risco de grandes empresas.
A Pesquisa do Banco Central tenta captar as tendências do mercado de crédito bancário, tanto do lado de quem empresta dinheiro quanto de quem busca o crédito, a partir das percepções das principais instituições financeiras.