Banco Central prevê alta demanda de crédito no 4º trimestre

Banco Central prevê alta demanda de crédito no 4º trimestre

As condições de oferta de crédito por instituições financeiras foram mais flexíveis no terceiro trimestre de 2024, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito, divulgada pelo Banco Central nesta quinta-feira.

Para o quarto trimestre, no segmento Pessoa Física Habitacional, a expectativa, no entanto, é que fique mais difícil ter acesso ao crédito nos próximos meses. Apesar disso, para Pessoa Física Consumo, é esperado que o cenário não mude. Segundo a análise, a demanda de crédito deve permanecer relativamente forte em todos os segmentos no período.

Ainda de acordo com a pesquisa, a inadimplência nos próximos meses deve ficar relativamente melhor do que o observado no trimestre anterior. Deve haver queda nos níveis para os segmentos de Pessoa Física, menor crescimento para micro, pequenas e médias empresas e pequena melhora na avaliação de risco de grandes empresas.

A Pesquisa do Banco Central tenta captar as tendências do mercado de crédito bancário, tanto do lado de quem empresta dinheiro quanto de quem busca o crédito, a partir das percepções das principais instituições financeiras.


Leia Também