Blue Origin lança turistas ao espaço; Olhar Digital transmite ao vivo

Blue Origin lança turistas ao espaço; Olhar Digital transmite ao vivo

Nesta sexta-feira (22), o foguete New Shepard, da Blue Origin, vai lançar uma nova tripulação de turistas para um “rolezinho” no espaço. E você poderá acompanhar, ao vivo, em todas as plataformas do Olhar Digital – no site, YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.

Se tudo sair de acordo com o planejado, o veículo vai decolar do espaçoporto da empresa em Van Horn, no oeste do Texas, às 12h30 (pelo horário de Brasília), com a nossa transmissão começando às 12h10.

Embora seja o nono voo turístico da Blue Origin, a missão é chamada de NS-28, por ser o 28º lançamento do foguete New Shepard na contagem geral – incluindo tripulados e de carga.

O foguete New Shepard, da Blue Origin, vai levar turistas ao espaço pela nona vez durante a missão NS-28. Crédito: Blue Origin

Conheça os tripulantes do 9º voo turístico da Blue Origin ao espaço

Na ocasião, seis pessoas vão fazer um “bate e volta” no espaço – entre elas, a apresentadora de TV norte-americana Emily Calandrelli, mais conhecida como “The Space Gal” (a garota espacial).

Além de ser a primeira comunicadora a apresentar uma série científica nos EUA (Xploration Outer Space, no ar ininterruptamente desde 2014), ela é engenheira aeroespacial com mestrado em Aeronáutica e Astronáutica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e autora de best-sellers.

Também estarão a bordo Sharon e Marc Hagle – ela, fundadora da organização sem fins lucrativos SpaceKids Global, e ele, presidente e CEO de uma empresa de desenvolvimento imobiliário. O casal já fez essa viagem com a Blue Origin em 2022, durante a missão NS-20.

Outro tripulante será Austin Litteral, profissional de gerenciamento de risco no setor financeiro que conquistou sua vaga por meio de um sorteio patrocinado por uma plataforma de compras online. Fechando a lista de passageiros, estão os empresários James Russell, dos EUA, e Henry Wolfond, do Canadá.

Tripulantes do voo NS-28, a próxima missão de turismo espacial suborbital da Blue Origin. Crédito: Blue Origin

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O valor de um assento em um voo turístico da empresa do bilionário Jeff Bezos, que tem duração média de 10 minutos, é estimado em cerca de US$250 mil a US$300 mil por pessoa (mais de R$1,5 milhão). Esses voos proporcionam a sensação de gravidade zero por alguns instantes e vistas privilegiadas da curvatura da Terra entre 80 e 100 km de altitude – onde “começa” o espaço.

Logo após a decolagem, a cápsula RSS First Step se separa do booster. Em seguida, o propulsor retorna em um pouso vertical perto do local de lançamento para poder ser reaproveitado. Enquanto isso, a espaçonave com turistas voa para o espaço suborbital, retornando à Terra com o apoio de paraquedas em uma área desértica.

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