A partir de 2025, o Brasil irá comandar o Conselho Executivo da ONU Turismo, mais alto posto da Organização das Nações Unidas, no que se refere à tomada de decisões para o setor.
O cargo será ocupado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, eleito nessa quinta-, durante a reunião do Conselho, em Cartagena, na Colômbia, com a participação de representantes de 35 países.
O mandato tem duração de um ano. O ministro será responsável por decisões estratégicas no órgão, como atração de investimentos, sustentabilidade, qualificação profissional e relação do setor com as mudanças climáticas.
Celso Sabino é o primeiro brasileiro a ocupar um alto cargo de representatividade na ONU Turismo. O ministro comentou a importância da eleição para o país, criando oportunidades com sustentabilidade.
O Brasil disputou o cargo com o Barhein. O ministro Celso Sabino assumirá o posto no próximo ano, quando o país receberá dois grandes eventos mundiais: BRICS e a COP 30, sendo este o mais importante encontro de discussão sobre mudanças climáticas.
A cidade do Rio de Janeiro sediará o primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas.