O sonho de ter um carro voador pessoal não parece mais tão fora dos limites da realidade. Várias empresas trabalham para transformar esse sonho de ficção científica em realidade, uma delas é a XPeng Aeroht, uma subsidiária da fabricante de automóveis chinesa Xpeng.
Sua meta é ambiciosa: produzir um carro voador elétrico, inteligente e mais seguro. O modelo da empresa atingiu um marco importante esta semana, o seu primeiro voo público pilotado.
O voo inaugural foi concluído no Guangzhou International Auto Show, na China. O fundador da XPeng Aeroht, Zhao Deli, pilotou pessoalmente o carro voador durante o evento.
Van leva o carro voador no porta-malas
- O modelo consiste em dois módulos e é chamado de Land Aircraft Carrier (Porta-aviões Terrestre, em tradução livre);
- O primeiro é uma van 6×6 que armazena a aeronave em seu grande porta-malas traseiro;
- O módulo voador, por sua vez, é uma aeronave de decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL) de seis rotores com assentos para dois e janelas panorâmicas;
- Ele pode ser controlado por meio de um joystick manual e também suporta modos de voo autônomo.
Quanto custa?
Segundo o fundador da empresa, a pré-venda começa ainda em 2024 a um preço de 2 milhões de yuans (cerca de R$ 1,6 milhão na cotação atual). As entregas devem começar em 2026.
A XPeng Aeroht está construindo uma unidade de fabricação em Guangzhou que terá uma capacidade anual de 10.000 unidades. É lá que o Land Aircraft Carrier será produzido em larga escala.
Leia mais:
A aeronave realizou várias manobras para mostrar seu potencial no mundo real, incluindo movimentos para frente e para trás, curvas e decolagens e pousos verticais. Confira o carro voador em ação no vídeo abaixo:
Além do uso pessoal, a XPeng Aeroht prevê aplicações diversas para o veículo, incluindo missões de resgate. O carro voador modular chinês já despertou o interesse dos entusiastas da aviação, com mais de 2.000 pedidos confirmados.