Nesta manhã de segunda-feira, 25, o presidente Lula se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com a junta orçamentária, que é formada também pela Casa Civil e pelos ministérios da Gestão e do Planejamento.
O objetivo da reunião foi discutir as minutas do texto que vai ser encaminhado ao Congresso tratando justamente do que vai ser cortado, quando e quanto. À tarde, nova reunião, mas com outros ministros das áreas afetadas.
Entre eles, estão Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e da Defesa, que foi incluído nesse pacote a pedido do próprio Lula.
O anúncio deve sair até está terça-feira, segundo promessa do ministro Haddad. O que se sabe até agora é que podem vir aí alterações em diversas áreas, inclusive na militar.
Mudanças na aposentadoria dos militares podem gerar economia de R$ 2 bilhões por ano, segundo o ministro.
Isso tudo ainda vai precisar ser explicado também aos líderes, aos parlamentares porque depois de encaminhada ao Congresso, vai ser com os deputados e senadores, que terão que correr para analisar o texto pois o recesso começa em menos de um mês, no dia 23 de dezembro.