Se existe uma rede social que é uma sobrevivente real nos últimos anos é o Pinterest (Android, iOS). Faça um teste e pergunte para alguém quais redes sociais as pessoas acessam, a pessoa (ou pessoas) que te responder vai falar de Instagram, Facebook, TikTok Threads, X, BlueSky, Kwai e até incluir apps de mensageria como Telegram e WhatsApp.
Pinterest não figura entre as redes sociais mais consumidas pelo brasileiro diariamente ou presença na tela principal do brasileiro com até 2%, como explicitado na pesquisa Mobile Time / Opinion Box sobre uso de apps no Brasil de março deste ano.
Podemos dizer que o Pinterest é a primeira rede imagética de sucesso, pois surgiu em março de 2010. Por sua vez, o Instagram foi lançado em outubro do mesmo ano. Contudo, o Instagram foi comprado pela Meta (na época Facebook) por US$ 1 bilhão – bons tempos que dava para comprar uma rede social por essa bagatela.
Mas nem por isso o Pinterest parou no tempo. Porém, o ritmo de inovação não é o mesmo rival e o foco também foi para outro lado.
Uso do Pinterest
Sempre gostei bastante do conceito do Pinterest de ser um mural de fotos digitais e quando teve o avanço para criar seus próprios álbuns foi magnífico. Sempre me ajudou a me inspirar bastante nos meus hobbies. Porém, como usuário acho que se perdeu um pouco quando entrou a camada de comercial, que possibilita ao usuário comprar pelo app.
Isso deixou a rede social focada muito em nichos de moda. A ideia da criatividade avançou pouco com esse objetivo comercial. Ou seja, a empresa investiu e não parou no tempo, mas foi muito mais focada na estratégia de atrair o comercial e publicidades que inovações focadas em usabilidade.
Como melhorar
O app tem até o ícone para refinar as recomendações de conteúdo no feed. Mas seria muito melhor se o Pinterest aproveitasse o avanço que vimos em plataformas de produtividade, como transformar o mural em formatos mais interativos como Slack ou Miró com mapas mentais, pois o mural está muito estático e com pouca usabilidade se comparar com outros apps.
Veja, ainda nem estou falando de colocar uma camada de inteligência artificial generativa que poderia organizar e criar imagens.
Ainda assim, o Pinterest é uma ótima fonte de inspiração para os seus usuários.
Imagem principal: Pinterest Pin Grid (divulgação)
Share via: