A China desempenha um papel crucial no mercado de carros elétricos. Além de ser um dos maiores mercados consumidores, impulsionado pelos incentivos do governo, o país é hoje o maior produtor de veículos elétricos do mundo.
Entre janeiro e setembro de 2024, a demanda global por carros 100% elétricos alcançou cerca de 7,2 milhões de unidades, representando um aumento de 8,9%. Esse crescimento foi possível, principalmente, devido ao desempenho das empresas chinesas, que registraram um aumento superior a 20% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2023.
Fabricantes Chineses Dominam o Mercado de Carros Elétricos
O aumento nas vendas permitiu que a participação da China no mercado global subisse de 45,8%, em 2023, para 50,6% em 2024. A BYD foi a grande protagonista, registrando um crescimento de quase 12%.
Outras empresas também tiveram resultados impressionantes. O grupo Geely apresentou uma elevação de 51% nas vendas, enquanto a SGMW (parceria entre SAIC, General Motors e Wuling) cresceu 24%. Juntas, essas três empresas foram responsáveis por 56% de todos os carros elétricos vendidos pelos fabricantes chineses.
Além delas, outras montadoras se destacaram:
- Changan: aumento de 31% nas vendas.
- NIO: crescimento de 36%.
- Chery: elevação expressiva de 66%.
A Leapmotors, controlada pela Stellantis, dobrou suas vendas, saltando de 60 mil unidades entre janeiro e setembro de 2023 para 121 mil no mesmo período deste ano. Já a Xiaomi, que lançou seu primeiro modelo, o SU7, no início de 2024, alcançou a marca de 70 mil veículos vendidos até setembro.
Tesla Lidera Entre os Fabricantes Não Chineses
Enquanto isso, fabricantes fora da China registraram vendas de 3,55 milhões de carros elétricos, uma queda de 0,7% em relação ao ano anterior. A Tesla foi responsável por 1,29 milhão dessas unidades, mas sofreu uma redução de 2,3% nas vendas, devido à concorrência acirrada na China e à menor demanda na Europa.
O Grupo Volkswagen ficou em segundo lugar entre os fabricantes não chineses, com pouco mais de 500 mil unidades vendidas, representando uma queda de 4,7%. Outras marcas também enfrentaram desafios:
- Hyundai: redução de 8,1% nas vendas.
- BMW: um dos poucos destaques positivos, com aumento de 19% e 294 mil unidades vendidas.
Com esses números, a China consolida sua posição de liderança na produção de carros elétricos, enquanto os fabricantes globais enfrentam o desafio de se adaptar a um mercado cada vez mais competitivo.