A Petrobras anunciou que deverá investir U$ 111 bilhões até 2029, um valor 9% superior ao volume previsto no plano anterior. As iniciativas em baixo carbono somam pouco mais de U$ 16 bilhões de dólares, um crescimento de 42% em relação ao plano anterior.
A previsão está no Plano Estratégico 2050 e no Plano de Negócios 2025-2029, que foram apresentados pela petrolífera nesta sexta-feira (22). Durante a apresentação, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, resumiu os números.
Magda também afirmou que é possível conciliar o foco no petróleo e as novas tendências de desenvolvimento sustentável.
“A gente diz que esse investimento, essa atuação e esse planejamento. tanto quinquenal, quanto plurianual está completamente em sintonia com todas as métricas, todos os cenários de projeção do Acordo de Paris”.
Ainda de acordo com a presidente da estatal, a produção de energia vai crescer mais limpa e mantendo a relevância da empresa no país. Ela também projetou que em 2029, serão 2,8 milhões barris por dia, mantendo a representatividade da Petrobras em 31% da oferta primária de energia do Brasil. Também está prevista a geração de 315 mil empregos diretos e indiretos nesse período.