Saiba quando começou o Dia Internacional do Homem

CNN Brasil


Dia Internacional do Homem é celebrado, nesta terça-feira (19), foi uma data instituída ao longo da história por diferentes países em datas variadas, tendo a fixação da data em novembro, a partir da institucionalização mundial de campanhas de conscientização dos cuidados com a saúde masculina.

Durante a história, versões diferentes contam e narram a criação da data. A mais conhecida conta que a data foi criada pelo governo de Mikhail Gorbachev, na União Soviética, que visou homenagear figuras importantes da história de seu país.

A International Men’s Day foi comemorada pela primeira vez em Trinidad e Tobago, em 1999 tendo sido criada pelo Dr. Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais, com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU). A ideia do Dr. Jerome era de ajudar homens, despertando atenção para os cuidados com a saúde.

No Brasil, a data é comemorada em 15 de Julho, sendo uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, com os mesmos objetivos do Internacional Men Day, sendo celebrada desde 1992. Devido aos contextos históricos, o Dia Internacional do Homem ainda não possui a mesma representatividade em comparação ao Dia da Mulher.

Novembro Azul

A data é comemorada no mês que tradicionalmente institucionalizou na cultura popular os alertas para saúde masculina. A importância da saúde masculina vai muito além dos exames de próstata, abrangendo uma série de consultas médicas de rotina e específicas cruciais para a manutenção do bem-estar.

O Dia do Internacional do Homem serve como um lembrete da importância de cuidar da saúde masculina eficientemente. Consultas regulares com urologistas, cardiologistas e outros especialistas são fundamentais para a detecção precoce de doenças e a promoção de uma vida saudável.

Segundo os especialistas, campanhas de conscientização são cruciais para educar e motivar os homens a buscar cuidados médicos preventivos, reforçando que a prevenção é sempre mais eficaz e menos onerosa do que o tratamento.

*Com informações de Priscila Carvalho



Source link

Leia Também