O Telegram (Android, iOS) firmou um acordo com a xAI que dará por um ano o uso gratuito do chatbot Grok. Segundo Pavel Durov, CEO do app de mensageria, o contrato gerará US$ 300 milhões para os cofres de sua empresa.
Esse capital será injetado pela empresa de Elon Musk por meio de dinheiro e equity. Além disso, o Telegram receberá 50% da receita de assinaturas do Grok vendidas através de sua plataforma, explicou Durov em seu canal no mensageiro.
Contudo, Durov não deixa claro se o acordo constitui em troca de dados dos seus usuários para a xAI. Importante lembrar que o assistente virtual usa posts dos usuários do X (rede social do conglomerado de Musk) para treinar o seu algoritmo.
Musk não comentou o acordo em suas redes sociais.
Grok no Telegram
Os usuários do app de mensageria poderão acessar o chatbot por meio da busca e de canal fixado na janela de conversas. Com o Grok, os internautas poderão:
- Editar e resumir textos;
- Contextualizar documentos e links de internet;
- Moderar grupos;
- Contar com apoio de agentes de inteligência artificial para controlar as mensagens do seu feed;
- Usar ferramenta de checagem de fatos em canais;
- Criar stickers e avatares.
Segundo Durov, a atualização chegará no meio deste ano, verão no hemisfério norte.
Telegram no Brasil
Vale dizer, a mais recente pesquisa “Assistentes de IA e mensageria no Brasil” revelou que o Telegram está perdendo usuários no Brasil entre fevereiro de 2024 e 2025. Feita por Mobile Time e Opinion Box, a avaliação mostra que o mensageiro diminuiu de 63% para 57% na proporção de brasileiros com o app instalado em seus celulares. A queda foi mais forte na proporção de usuários que abrem o app todos os dias, de 50% para 38%,
Share via: