Empreendedores apostam em inovação para driblar crise econômica

Em um cenário de incertezas econômicas, com inflação persistente e crescimento do PIB projetado em modestos 2,1% para 2025, empreendedores brasileiros estão recorrendo à inovação como principal estratégia para superar os desafios. Nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025, histórias de resiliência e criatividade ganham destaque, mostrando como pequenos e médios negócios estão se reinventando para driblar a crise e conquistar espaço no mercado.

A instabilidade econômica, agravada por fatores como a alta dos juros internacionais e oscilações no preço das commodities, tem pressionado empresas de todos os portes. No entanto, ao invés de recuar, muitos empreendedores estão investindo em tecnologia, sustentabilidade e novos modelos de negócio. Um exemplo é a startup EcoCycle, de Curitiba, que desenvolveu um sistema de reciclagem de resíduos industriais com inteligência artificial. “Reduzimos custos em 30% para nossos clientes e criamos uma receita recorrente”, explica Mariana Lopes, fundadora da empresa, que já atraiu investidores estrangeiros.

Outro caso é o de João Pedro Almeida, dono de uma rede de cafeterias em Belo Horizonte. Diante da queda no movimento presencial, ele lançou um aplicativo próprio de delivery com assinatura mensal, oferecendo café artesanal a preços acessíveis. “A crise me obrigou a pensar fora da caixa. Hoje, 60% da minha receita vem do digital”, conta Almeida, que planeja expandir o modelo para outras cidades.

Especialistas apontam que a inovação é a chave para a sobrevivência em tempos difíceis. Segundo Ana Clara Mendes, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), “os negócios que se adaptam rapidamente às mudanças de comportamento do consumidor e às condições de mercado têm mais chances de prosperar”. Ela destaca o crescimento de setores como o de tecnologia verde e o comércio eletrônico, que registraram aumentos de 15% e 12%, respectivamente, no último trimestre.

O governo também tenta estimular esse movimento. O recém-lançado “Programa de Crédito Popular”, anunciado pelo presidente Lula, oferece linhas de financiamento com juros reduzidos para pequenas empresas que invistam em inovação. Apesar disso, a burocracia e a demora na liberação dos recursos ainda são entraves, conforme relatam empreendedores.

A aposta na inovação, porém, não é garantia de sucesso. Para cada história de vitória, há casos de negócios que não resistiram às pressões. Ainda assim, a disposição de arriscar e criar soluções inéditas está redefinindo o panorama empresarial brasileiro, provando que, mesmo em meio à crise, a criatividade pode ser o maior ativo de um empreendedor.

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